Segredos do preparo do café

A temperatura da água, o armazenamento dos grãos e o preparo do filtro são alguns dos detalhes que interferem no sabor.

Amplamente consumido no mundo, o popular cafezinho pode ser feito de diversas formas. Seja na cafeteira, em máquinas automáticas ou no bom e velho coador, o preparo de um café com sabor e aroma verdadeiramente intensos e puros guarda alguns segredos. Confira, abaixo, algumas dicas para fazer uma bebida saborosa.

1. Café bom é café fresco. Prepare apenas a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou em até uma hora. Depois deste tempo, o café não tem o mais sabor e aroma.

2. Utilize água mineral ou filtrada e não deixe ela ferver. O ideal é colocar a água a 92 graus. Essa temperatura é alcançada no começo da fervura, quando surgem as primeiras bolhas.

3. O coador de pano ou de papel deve ser escaldado, sem o pó, para retirar resíduos e sabores indesejados. Escaldar a garrafa térmica também é uma boa dica para ajudar a manter o café quentinho.

4. Espalhe o pó uniformemente pelo filtro e não compacte a camada de café. Despeje a água letamente para que o sabor seja extraído por igual.

5. Adoçar ou não adoçar? A dica é não colocar açúcar no café, uma vez que pode formar uma camada de caramelo no recipiente, comprometendo o sabor. Além disso, muitos preferem saborear o café puro, com corpo, acidez e amargor mais evidentes.

6. O armazenamento correto dos insumos também é de extrema importância. Para guardar o pó ou grãos inteiros, utilize potes bem fechados, de preferência a vácuo, e mantenha na geladeira. Caso sua cafeteira utilize cápsulas, estoque em um local fresco e sem luz direta.

Deixe uma resposta